quinta-feira, 7 de maio de 2015

O parto

Fiquei o dia 05 todo na ocitocina e nada. A dilação e as contrações não evoluíram. No dia 06 às 11:30 a médica decidiu romper a bolsa.
Não dava mais para esperar por causa da pré eclampsia. 
Eu tinha acabado de almoçar, ela rompeu a bolsa e eu fui tomar um banho. Aí sim eu soube o que eram contrações de verdade. Elas começaram a vir com força.  Foi me dando uma moleza, uma vontade de dormir. 
E foi o que aconteceu. O Felipe que me deu banho porque eu estava com a droga do acesso na mão me limitando toda. Depois ele penteou meu cabelo. Eu deitei na maca e dormi.
Se alguém me perguntar qual era o intervalo das contrações eu vou dizer de cerca de meia hora porque eu dormia um sono bem pesado entre uma e outra, depois acordava com muita dor e gemia. 
Mas me disseram que elas estavam acontecendo de 5 em 5 minutos. Não acreditei. Eu dormi tanto e tão bem entre elas. 
Eu queria me contorcer durante as contrações mas o acesso na mão me bloqueava demais.
Todas vieram me dizer que se eu ficasse sentada a dor ficava menor, mas eu queria muito dormir. Era um sono incontrolável. 
Então a doula encheu a piscina. Eu não queria ir para lá porque não queria mesmo me levantar da cama para nada, mas fui porque elas me convenceram que a água morna iria ajudar a aliviar a dor. 
E foi mesmo. Parecia até que as contrações tinham parado. Dormi que é uma beleza dentro da piscina. 
Depois de cerca de uma hora na piscina as contrações ficaram insuportáveis de novo. Imagina se eu estivesse fora da água. 
Comecei a sentir vontade de fazer coco. Falei para a médica e ela pediu para me examinar. 
Médica: "7cm. Vamos para o Centro Obstétrico."
Pelo visto não era vontade de fazer coco. E eu já tinha feito nesse dia mesmo.
Fui andando para o Centro Obstétrico. Pensei que não fosse conseguir porque estava com muito sono. Até pedi uma cadeira de rodas, mas a médica insistiu que seria melhor eu ir andando. Fui. 
Chegando lá já estava tudo armado para nos receber. Até a neonatologista já estava lá. 
Sentei num banquinho para o parto. O Felipe estava sentado atrás de mim e isso fez toda diferença. No intervalo das contrações eu meio que cochilava sentindo o abraço, cheiro e a barba dele no meu pescoço. Tudo que eu adoro. 
Ficamos mais cerca de uma hora alí, a médica ficou sentada no chão, na minha frente. Tinha um espelho no chão e ela conseguia ver ele vindo. Daí ela ficava me incentivando dizendo que a cada contração ele estava mais perto.
Logo deu para ver o topo da cabecinha. Super cabeludo. Olhei no espelho e vi. Que legal!
Mais algumas contrações e a cabeça saiu. Mais duas contrações e terminou de sair o corpinho.
Lembro que quando saiu a cabeça dele eu pensei que eu não podia desistir do parto normal naquela hora. Agora tinha que terminar mesmo.
Mas logo ele estava no meu colo. Peguei aquele menininho e nem sei o que pensei na hora. Um monte de coisas. Ele começou a chorar e o Felipe abraçou a gente. Foi demais.
Ficamos bastante tempo alí sentados com ele no colo, depois eu tive que deitar na maca para a médica das uns pontinhos em duas laceracõeszinhas que tive. Mas ele ficou no meu colo ainda.
Ficou em torno de 20 minutos no meu colo chorando! Respirando e gritando. Um barato.
Depois o cordão já tinha parado de pulsar, o Felipe cortou e ele foi com a neonatologista. O Felipe foi junto. Eles foram para a UTI e eu fiquei lá levando uns pontinhos. Para levar esses pontos tive que receber uma anestesia local.
Me disseram que para entrar na UTI eu teria que tomar banho. Para tomar banho eu teria que esperar 3 horas para poder levantar e teria que ser com a ajuda de uma enfermeira.
Depois de 3 horas e meia a enfermeira veio no quarto para esse banho. Estava ansiosa para ir logo na UTI.
Primeiro ela foi tirar o acesso da minha mão porque já não ia receber mais nenhuma medicação. Depois que ela tirou e eu fui levantar me deu tontura e eu desmaiei.
Acordei e estava a enfermeira de um lado e o Felipe do outro me olhando.
Bruna: "O que aconteceu??"
Parecia que eu estava acordando de um sono normal. Me disseram que eu tinha desmaiado, que era melhor eu esperar até o dia seguinte para tomar o banho e ir até a UTI. Não pude levantar da cama mais.
Hoje de manhã eu tomei o banho sentada. Ainda sinto muita tontura quando levanto. Sentada está tudo certo.
Então pedi para o Felipe ir até a UTI ficar com ele um pouco. Não quero que ele se sinta abandonado. Queria muito estar lá, mas não estou conseguindo me levantar.
Quero ficar com ele. Pena que ele não pode vir ficar aqui no quarto comigo. Estou me esforçando muito para me sentir forte e ir até lá, mas ainda não deu.
Aqui tem muitas regras e ainda não entendi todas. Parece que com a mudança do diretor da maternidade muita coisa mudou, inclusive as regras para entrar na UTI.
Quero ir lá e vou conseguir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário